Seguem algumas alterações no Hinário Nº 5 da CCB:
1. Hino 210 - Se de Cristo o Nome amares
Quando a irmandade canta o coro deste hino, canta com notas pontuadas que não existem atualmente. No hinário 5 será alterado para se adequar à forma que a irmandade canta. Na primeira pentagrama do coro teremos pontuadas na primeira frase ("Nome bom, e fiel") e na terceira frase ("Defensor de Israel").
2. Hino 127 - Jesus Foi Ao Céu Preparar
Onde está: "Brevemente em nuvens eu voltarei; à Glória vos levarei"
Mudará para: "Brevemente em nuvens retornará; seus santos levará"
(Nesse caso foram somadas as 2 semicolcheias do final em 1 única colcheia).
3. Hino 272 - Dia feliz
Apesar do hino estar escrito corretamente, a irmandade e os músicos acentuam a frase "DIA FELIZ" de forma incorreta e fica "DIÁ FELIZ", ou seja, com um acento incorreto na palavra DIA. Para corrigir este defeito, a fórmula de compasso deste hino será alterada (ela disse não se lembrar para qual fórmula de compasso) e a poesia será modificada. O início do hino será: "Um grande bem, precioso bem, eu recebi do Criador...".
4. Hino 88 - Sinto gozo em falar do Salvador
Quando o hinário 4 foi feito, não havia problema em utilizar a palavra "gozo", porém atualmente existe muita malícia quando se utiliza esta palavra. Desta forma, no hinário 5 não terá a palavra "gozo". Neste hino, além desta palavra, existia um dificuldade em cantar a segunda frase "Ele é todo amor, todo amor". O início deste hino será: "Regozijo-me falar do Salvador, que me concedeu imenso amor...".
5. Hino 345 - Com fé espera no Senhor
Este hino será escrito com 4 pentagramas. Não terá fermata no primeiro e segundo pentagrama. No quarto pentagrama (que era a repetição do segundo pentagrama) terá a fermata que já tem atualmente e terá uma fermata no final.
6. Hino 280 - Do sepulcro ressurgiu triunfante
A dificuldade deste é cantar o "si bemol grave" que aparece em vários lugares. Esta nota será substituída por um "mi bemol" quando tiver uma nota sol antes do si bemol e por um "fá bemol" quando tiver uma nota lá antes do si bemol.
7. Hino 4 - Grandioso és Tu
Alguns finais de frase deste hino são acentuados incorretamente, apesar da música estar correta. Na primeira estrofe onde está escrito "Rei da Verdade", a irmandade canta como se tivesse um acento no final: "Rei da Verdadê". Para corrigir isto, a música será modificada neste trecho e em outros trechos semelhantes. No lugar de uma colcheia e uma mínima, teremos uma semínima e uma semínima pontuada. Desta forma, sai a forma sincopada. Neste hino também foi orientado o final "poco rall", que deve bem executado.
8. Hino 99 - Novos céus nós aguardamos
Da mesma forma que o hino 4, alguns finais da semi frase deste hino são acentuados incorretamente, apesar da música estar correta. Na primeira estrofe onde está escrito "Novos céus nós aguardamos", a irmandade canta como se tivesse um acento: "Novos céus nós aguardamôs". Para corrigir isto, a música será modificada nestes compassos. No lugar de uma colcheia e duas semínimas ligadas, teremos duas semínimas pontuadas. Além disto, será retirado o "rallentando" do final do coro.
9. Hino 223 - Todos juntos, jubilemos
Neste hino tem uma dificuldade no canto da segunda estrofe: "Ele é o Alfa e o Ômega, é o Primeiro e o Derradeiro". Além disso sempre tem gente dizendo que a palavra não é ÔMEGA mas sim é OMÉGA. Este trecho será alterado para "Jesus Cristo, nosso Mestre, é o Primeiro e o Derradeiro...". (Também discordo disso, é bíblico e está em Apocalipse).
10. Hino 336 - Jesus disse: O Pai celestial vê
Para tristeza dos violinistas, o arpejo no final da estrofe será retirado e a harmonia será modificada. No final os arpejos continuam, mas será tocado por todos e será cantado pela irmandade. No lugar de "Louvai, buscai, o reino eternal dos céus" será: "Glória, sempiterna glória, ao Deus vivo nosso Pai celestial". Este hino terá outras alterações na poesia.
11. Hino 380 - Vinde a Mim!
O coro será modificado e as notas ligadas deixarão de existir. Como ficará o coro deste hino:
"Vinde a mim vós todos cansados e oprimidos"
Falou o grande Mestre, Jesus, o Redentor.
Pois seu fardo é leve, seu jugo é suave;
Só Ele traz alívio, perdão ao pecador.
12. Hino 402 - Granjeai, granjeai os talentos
Existem alguns hinos longos no hinário 4. Em alguns destes hinos foi retirada uma estrofe. Outros hinos foram modificados para que a irmandade cante as estrofes e o coro será cantado apenas no final. Este é o caso do hino 402.
13. Hino 273 - Não tardará a volta do Senhor
Os hinos que têm notas muitas agudas, como é o caso do 273 que tem a nota sol aguda no coro, serão modificados. A tonalidade do hino 273 será alterada de DO para LÁ BEMOL.
· Não haverá hinos com melodias repetidas (caso de 2 hinos do hinário atual).
· Em todos os hinos será informada a velocidade, contendo a velocidade mínima e a velocidade máxima.
Ao que tudo indica o novo hinário terá 486 hinos e será lançado na Assembléia de 2011.
Deus abençoe a todos
A. Fraguas Garcia
Para mim depois da troca só foi tristeza,ensaios perderam seu teor de espiritualidade, cultos gloriosos que só na introdução era uma visitação inexplicável não se ve mais creio que o Espírito Santo podia sim revelar hinos nos mas corrigir o que já foi feito não, só se existe ou e não sabemos ainda.
ResponderExcluirO Maior erro e desrespeito já feito na história da CCB
Comentários sem fundamento, procure saber o real motivo do esfriamento das igrejas, não jogue palavras ao ar tenha provas para proferir palavras tão pesadas
ResponderExcluir