A partir da Assemblea Cristiana de Chicago partiram, no período entre 1908 – 1909 cerca de vinte imigrantes italianos que foram anunciar sua fé a seus compatriotas residentes em outros estados americanos entre eles: Giácomo Lombardi, Giuseppe Beretta, Pietro Ottolini, Lucia de Francesco Menna, Umberto Gazzari, Michele Palma e Massimiliano Tosetto.
O resultado de tal empenho pode ser visto pelas informações estatisticas do movimento pentecostal em 1936: as igrejas italianas se espalhavam por todo E.U.A., com uma membresia total de 9.567 pessoas.
Devido a crises doutrinárias, os anciães Louis Francescon e Massimiliano Tosetto (Niagara Falls, NY), com o auxílio de Michele Palma (Syracuse, NY) consideraram necessária à realização de uma Assembleia Geral dos anciães das igrejas ítalo-americanas. O local foi à igreja de Niagara Falls, NY, e a data 30 de abril a 01 de maio de 1927. Nele são elaborados e aceitos pelas comunidades os 12 artigos de fé (listados no tópico abaixo). Além de definir um credo doutrinário básico para as igrejas do movimento, o concilio também lançou as bases para uma organização eclesiástica.
Alterando seu caráter original, em 1928 é criada a "Unorganized Italian Christian Churches of U.S.A" permitindo que as igrejas locais se incorporem (se tornem pessoa jurídica) sob esse nome conforme as leis dos diversos estados. Ela funcionará como uma comunhão de igrejas autônomas cujos anciães se reunirão anualmente para tomar decisões e não como uma denominação.
Na década de 1940, o movimento sofre com as alterações doutrinárias até que em 1948 foi criada então, já com personalidade jurídica a Missionary Society of the Christian Church of North America, com sua sede em Pittsburg, Pennsylvania.
O Concilio Geral continuará sem personalidade jurídica até 1963, quando na convenção realizada em Philadelphia, Pennsylvania, sua incorporação foi aprovada. Surge então "The General Council of the Christian Church of North America", que hoje tem sua sede na cidade de Transfer, PA, como o nome "International Fellowship of Christian Assemblies".
Quanto a Assemblea Cristiana de Chicago, continuará sua existência de forma livre, não ligada a corrente principal do movimento, ficando sob a direção de Pietro Menconi, até seu falecimento em 1936. Após a reaproximação das facções em 1945 ela não retornará a comunhão oficial com as demais igrejas italianas (exceto entre 1963 e 1980 quando afiliou-se à Christian Church of North America) permanecendo até hoje independente como uma igreja multi-étnica. Um grupo dissidente dela em 1967 filia-se às Assemblies of God, sendo hoje conhecida como Belmont Assembly of God.
Nos anos 1980 foi criada a Christian Congregation in the United States, que agrupa membros diversos como brasileiros, portugueses, hispânicos e alguns oriundos de antigas congregações italianas. Essa denominação tem ainda pouca expressão, mesmo se comparada a organização dos anos 1930.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Congrega%C3%A7%C3%A3o_Crist%C3%A3_no_Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário